Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Alicerce Abstrato

Educação é fundamental para toda e qualquer pessoa desde o nascimento até o último dia de vida. A partir do momento que aprendemos a olhar em algo e entender aquilo que olhamos ou ouvimos é educação, não educação de “bom dia”, “obrigada”, mas educação de conhecimento, de aprendizado, algo que jamais acaba, não é porque você aprendeu a ler e a escrever que sabe tudo, não é por saber utilizar o computador que sabe tudo. Assim como nosso nariz e nossa orelha cresce até o último dia de vida, nossa mente também não para de adquirir informações, cada dia, cada minuto, cada segundo é uma forma de aprender, não aprendemos apenas na escola, mas também precisamos dela para desenvolver. Imagina se ela não existisse se não houvesse o conhecimento formal passado nessas instituições, por mais “vago” que sejam alguns conhecimentos passados é fato que todos contribuem para a nossa formação pessoal, profissional e espiritual. Assim sendo e analisado dessa forma não entendo porque as pessoas banalizam tanto a educação, porque não dão importância para aquilo que nos faz o que somos. 
Hoje me deparei com algo que no momento entristeceu, pude ter certeza, que realmente a educação está em segundo plano para toda e qualquer pessoa, até mesmo um veículo de informação não da importância a aquilo que ele mesmo necessita que é a educação. Se não houvesse o ler e o escrever o que seria de jornais, revistas, livros? É óbvio que não existiriam, agora pergunto: por que esnobam, não olham a educação de uma forma ampla e diversificada assim como as outras profissões? Se não existisse a ortografia como seria a escrita, será que todos entenderiam? A gramática, e ela se não tivesse importância para onde iria à concordância, falaríamos como índios até hoje, não é a evolução que procuramos? A matemática está em tudo, até mesmo em suas mãos. A geografia é o Universo de que você faz parte. A história é aquilo que já viveu, vive e ainda viverá, tudo se tornará história. Lembra-se do seu primeiro beijo, nascimento do seu filho, aniversários, festas? Pois então, tudo virou história. Ela ainda é sem importância para você? A educação faz parte da vida de todo mundo, não há viver sem o aprender. Do mesmo jeito que o engenheiro realiza uma obra, o educador “fundamenta” um indivíduo (a). Se a casa não tem alicerce ela cai e se uma criança não passa por uma escola, o desmoronamento é maior ainda, pois não envolve apenas tijolos, cimento e materiais concretos e sim a emoção, o psicológico, a vida. 
Enfim pense mais antes de banalizar a educação, não a generalize, saiba que a mesma importância que é dada a um médico por salvar uma vida é preciso dar ao educador por ser o fundamentador de várias vidas.

Por Mariane N. Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário

UP agradece sua visita e o seu comentário. Sinta-se sempre bem vindo ao nosso cantinho.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...