Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A prática da leitura na vivência social

Muitos leem por obrigação, outros por satisfação, mas pelo menos um pouquinho leem. Hipocondríacos leem bulas de remédio, médicos livros de medicina, advogados leis, crianças livros de fantasia, historiadores livros de história..., mas todos leem. Tinham, pelo menos, que ler. 
Hoje em dia, mesmo com a evolução da tecnologia não há quem não leia. Quem liga um computador e acessa alguma rede social precisa ler para entender o que lá está inserido. Além de notícias em noticiários online e tudo mais. 
Adolescentes, quando estão na escola, dizem que não sabem o porquê daquilo, porque aprender a ler. Que professor nunca ouviu alunos dizerem: _ Ah! Professor ler? Por que, que diferença isso vai fazer na minha vida? 
Pergunta importantíssima e óbvia de ser respondida. Imagina nossa vida sem leitura, olharmos para uma placa ou um cardápio e não sabermos para onde ir ou o que pedir para saciar nossa fome. Isso seria, acima de tudo, constrangedor. Hoje há vários métodos para ser alfabetizado, saber ler e escrever. Até mesmo adultos e idosos têm esse privilégio, vários recursos existem para saciar essa cobrança da sociedade. 
Assim sendo, percebemos a importância da leitura na nossa vida, no nosso dia a dia. Livros podem ser apenas folhas com “rabiscos”, mas são os principais motivadores e transformadores do ser humano. São pequenos objetos que transformam vidas e transmitem conhecimento, ampliando visões e formando ignorantes nos maiores intelectuais da face da Terra.

Por Mariane N. Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UP agradece sua visita e o seu comentário. Sinta-se sempre bem vindo ao nosso cantinho.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...