Translate

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Determinação

Determinação. Palavra bonita e de significado forte, contudo esquecida pelo tempo. Quantas vezes não desanimamos, perdemos a vontade de fazer tudo. Jogamos fora aquilo que chamamos de “conquistas”? Algumas vezes acabamos fazendo coisas inadequadas, chutamos o balde, tudo por falta da Determinação. Ser determinado a realizar algo, ter vigor no que faz, ser fiel e forte. Quem nunca ouviu a famosa expressão: “tentar sempre e desistir nunca”? Teoria para os fracos. É fácil falar quando não se sente. É fácil resolver o problema é do outro. É fácil ser determinado quando se tem tudo. Minto? Tenho convicção de que não, eu não minto! Porém, quantas vezes não nos levantamos do fundo do poço e nos perguntamos: Nossa, como consegui isso sozinho? É aí em que vemos o verdadeiro sinônimo de determinação. Desistir jamais, cair de vez em quando, mas sempre levantar e lá na frente entender o que realmente faz a diferença, a vitória. 
Quem nunca fez aquelas listas no começo de ano, listas de ano novo? Ano novo, vida nova. Não é assim? Pois é e quando foi até o fim? Conseguiu alcançar todos os objetivos traçados com aquela empolgação de início de ano, ou deixou de lado a lista e nem sabe onde colocou? Não sou pessimista, mas tenho certeza que 90% das pessoas responderam a segunda opção: não sabem nem onde foi colocado. Isso seria determinação? Não, com toda certeza não! É claro que outros objetivos aparecem conforme o tempo passa, mas mesmo assim e aqueles que você prescreveu para a sua vida, para o seu dia, para o seu ano? Deixou de lado, esqueceu, não vale mais a pena? É ínfimo o número de pessoas que conseguem começar e terminar aquilo que predeterminaram. Lembra daqueles quilinhos que você jurou perder? Pois é, ele gostou do lanche que você comeu no fim de semana com os amigos. E a determinação, para onde foi? E aquele carro lindo lá na concessionária, que você está namorando tem um tempo e prometeu para si mesmo guardar dinheiro para tirá-lo daquela loja e levar para sua garagem? Gastou em roupas, sapatos, assessórios né? Determinação, cadê? São com esses e vários outros exemplos que percebemos o quão fraco o homem é, basta um piscar de olhos e ele perde toda aquela energia, vontade e perseverança para conseguir algo. Desde pequena sempre ouvi que “quem espera sempre alcança”, mas então colocamos a carroça na frente dos bois e vai tudo “pras cucuias” não é sempre assim? O que me diz de sermos mais determinados, buscar alcançar nossos objetivos com mais eficácia, mais perseverança, mais anseio? 
Pensemos melhor em nossos planos, busquemos mais entusiasmo, ânimo para alcançar nossos objetivos e realizar nossos desejos. Sejamos mais persistentes, tenazes, não deixemos que uma palavra nos deprima, nem que uma imagem ou momento destrua aquilo que objetivamos para o nosso futuro, embora a dificuldade exista é na persistência que a conquista chega. Então, caros leitores, tirem do bolso, da carteira, do armário aquela lista de ano novo e coloque em prática o que você se propôs a fazer e obtenha o êxito merecido.
Por Mariane N. Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UP agradece sua visita e o seu comentário. Sinta-se sempre bem vindo ao nosso cantinho.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...